Kit SOS Ansiedade F2 22 Mar 2020

A coer锚ncia card铆aca 茅 um estado psicofisiol贸gico, onde a frequ锚ncia card铆aca, a press茫o arterial e a frequ锚ncia respirat贸ria se encontram em sincronia.

O treino na coer锚ncia card铆aca tornou-se uma ferramenta mais popular com o lan莽amento do livro do neuropsiquiatra franc锚s David Servan-Schreiber (2004) 鈥淐urar o stress e a ansiedade sem medicamentos nem psican谩lise鈥, onde este apresenta, entre outros resultados, uma redu莽茫o de n铆veis de stress e ansiedade, aumento da capacidade de foco, redu莽茫o da ins贸nia, da depress茫o, melhorias ao n铆vel da mem贸ria, redu莽茫o dos n铆veis de colesterol, da hiperglicemia e da hipertens茫o arterial.
O treino de coer锚ncia card铆aca pode ser efetuado atrav茅s de t茅cnicas de respira莽茫o consciente, promovendo uma comunica莽茫o equilibrada entre o cora莽茫o e o c茅rebro.
De entre os in煤meros benef铆cios desta t茅cnica (alguns dos quais j谩 referidos), quando realizada regularmente, esta t茅cnica de respira莽茫o promove o bem-estar e o equil铆brio hormonal, uma melhor regula莽茫o emocional e consequentemente, melhora a qualidade de vida.
Os exerc铆cios de coer锚ncia card铆aca devem ser realizados num local confort谩vel e ausente de ru铆do de forma a facilitar o processo de relaxamento.
Em seguida, deixo-lhe um pequeno exerc铆cio, para que possa dar in铆cio ao treino:
1 – Sente-se ou deite-se confortavelmente, com as suas pernas e bra莽os descruzados e relaxados;
2 – Alivie a tens茫o corporal, libertando todo o peso do seu corpo sobre a cadeira ou local onde se encontra deitado;
3 – Feche os olhos e leve a sua aten莽茫o para os batimentos card铆acos e para o seu cora莽茫o, respirando suavemente e lentamente como se respirasse a partir do cora莽茫o;
4 – Se poss铆vel, conte at茅 5 segundos para inspirar e 5 segundos para expirar;
(observa莽茫o: no in铆cio poder谩 parecer-lhe dif铆cil, mas com a pr谩tica ver谩 que se vai tornando mais simples faz锚-lo)
5 – Imagine agora o ar puro a entrar, passando 脿 volta do seu cora莽茫o e preenchendo-o de energia e bem estar, e saindo lentamente pelo nariz como se estivesse a libertar tudo o que estava preso dentro de si;
6 – Enquanto vai fazendo isso, procure recordar um momento feliz que tenha preenchido o seu cora莽茫o de alegria, paz e gratid茫o, e reviva esse momento na sua mente, como se estivesse l谩;
(observa莽茫o: apenas dever谩 recordar este momento, quando todo o seu corpo estiver relaxado)
7 – Continue a respirar profundamente e lentamente, enquanto recorda essas boas sensa莽玫es trazendo pensamentos positivos 脿 sua mente;
8 – E enquanto sente essas boas sensa莽玫es, sinta o seu cora莽茫o acolhido pelos pulm玫es e protegidamente, sinta o aconchego do abra莽o;
9 – Fique o tempo que precisar nesse abra莽o, nesse aconchego, e leve as suas m茫os ao seu cora莽茫o, sentindo o acolhimento;
10 – Pouco a pouco, regresse calma e tranquilamente, e quando se sentir confort谩vel, abra lentamente os seus olhos.

Observa莽茫o: para uma melhor efic谩cia, o exerc铆cio de coer锚ncia card铆aca deve ser feito regularmente e durar aproximadamente 5 minutos.