24 Mar 2020

Se observar um beb√© a respirar, ver√° que ao inspirar, a zona diafragm√°tica √© a mais expandida pela respira√ß√£o, colocando proeminente a barriga do beb√©. Os beb√©s sabem faz√™-lo naturalmente, n√≥s j√° o fizemos naturalmente. E como √© um processo natural j√° aprendido, poderemos resgat√°-lo! Devido ao lufa lufa do dia a dia, tendemos a diminuir a intensidade desta fun√ß√£o diafragm√°tica, respirando como se o ar fosse at√© o peito na parte superior dos pulm√Ķes, fazendo com que a respira√ß√£o fique mais breve e r√°pida. O resultado desta respira√ß√£o √© uma menor oxigena√ß√£o do organismo e um aumento das rea√ß√Ķes fisiol√≥gicas causadas pela ansiedade.
Uma vez que a respiração diafragmática é essencial da maioria das técnicas de respiração, siga os passos que se seguem para treinar uma respiração mais consciente e saudável.
Passos da técnica de respiração diafragmática:
1 ‚Äď Deite-se confortavelmente ou sente-se com a coluna ereta, e coloque a palma de uma das suas m√£os no seu abd√≥men (logo abaixo das costelas, na linha do umbigo) e outra no seu peito;
2 РInspire lentamente pelo nariz, contando mentalmente até três a quatro segundos, fazendo com que a mão que está sobre o seu abdómem se eleve mais do que a que está sobre o peito;
3 ‚Äď Sustenha a respira√ß√£o dois segundos e liberte, expirando pela boca at√© quatro a cinco segundos, esvaziando completamente o pulm√£o e o abd√≥men, sentindo a m√£o sobre o abd√≥mem a descer
4 ‚Äď Reinicie os movimentos respirat√≥rios ap√≥s manter os pulm√Ķes vazios por dois segundos
Observa√ß√£o: Fa√ßa entre 6 a 10 respira√ß√Ķes diafragm√°ticas por minuto. Caso sinta tonturas, √© perfeitamente natural, uma vez que est√° a aumentar a oxigena√ß√£o no seu c√©rebro. Apenas aguarde um pouco deitado ou sentado antes de se levantar. Fa√ßa este exerc√≠cio todos os dias, ao levantar e ao deitar. Durante o dia, fa√ßa-o sempre que precisar.